Você sabe o que é uma Holding Familiar?

Você sabe o que é uma Holding Familiar?
Holding Familiar é a empresa que tem o objetivo de administrar o patrimônio de uma família buscando eficiência tributária para os bens. Apesar de ser uma holding, não há nenhuma intenção de atividade comercial, mas sim de gerência, manutenção e desenvolvimento do patrimônio da família.
Grosso modo, seria como utilizar um CNPJ para cuidar de cada CPF familiar, com objetivo de proteger o patrimônio deste núcleo para gerações posteriores.
Como funciona a holding familiar?
Uma holding familiar nada mais é do que uma empresa constituída com o objetivo de administrar o patrimônio de um conjunto de pessoas – que, neste cenário, é uma família. Essa holding não tem o objetivo de executar uma atividade comercial específica, mas sim de gerenciar, manter e desenvolver estes bens.

Em linhas gerais, o fundador ou atual responsável pelo patrimônio torna-se administrador dos bens. Ele programa em vida como será futuramente a divisão e a gestão do patrimonio.

Qual a vantagem de abrir uma holding familiar?
A holding funciona como facilitadora na sucessão hereditária. Com essa sociedade, é possível garantir a segurança, a guarda, o controle e a proteção do patrimônio da família. Uma das maiores vantagens de possuir uma holding familiar é aumentar o patrimônio que a família já tem a médio e longo prazos.

Em suma, com a holding, é possível também desenvolver mecanismos de planejamento estratégico, financeiro e jurídico.

Quais impostos uma holding familiar paga?
O regime de tributação de uma holding familiar é o lucro presumido, em que a empresa realiza a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Além disso, não incide ITBI quando o imóvel é transferido para uma pessoa jurídica para a integralização do capital social ou quando o imóvel é transmitido por motivo de fusão, incorporação, cisão ou extinção da pessoa jurídica.

Atualmente, as faixas de cobrança do Imposto de Renda retido na fonte de uma pessoa física podem atingir 27,5%.

Estudos indicam que uma holding familiar retém apenas 11,33% de impostos, em média. Há casos em que se paga até 9%. Na faixa dos 15% de impostos pagos por uma pessoa física, no caso da holding, cai para 6% na média.

Com a ajuda de um bom profissional, a holding familiar se transforma em uma ótima opção para as famílias preservarem e, porque não, multiplicarem seu patrimônio.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? CURTA, SALVE COMPARTILHE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *